5 dicas para uma boa noite de sono!

Quando escolhemos um imóvel para morar, uma das nossas maiores preocupações é com o quarto, afinal é onde vamos passar a maior parte do tempo. É neste ambiente intimista que choramos, rimos, falamos sozinhos, curamos nossas dores, guardamos nossos segredos e, é nele, também, que repousamos. Por isso, é preciso pensar no quarto com muito carinho, pois o ambiente pode interferir nas suas noites de sono.
Na hora de decorar, é preciso que tudo no quarto inspire leveza e relaxamento. Cuidado para não colocar objetos demais, que podem até ser o seu estilo, mas que vão deixar o ambiente pesado. E isso pode ser uma das causas daquela horrível falta de sono. O ideal é que o quarto tenha apenas os móveis para dormir.
Uma noite mal dormida pode acarretar em vários sintomas, como ansiedade, estresse, indisposição e dificuldades em focar nas atividades do dia ou, ainda, de relacionar-se com outras pessoas. A má qualidade do sono afeta aspectos cognitivos, emocionais e psicológicos.
Portanto, na hora de decorar o seu quarto, busque aconchego, mas siga estas dicas e tenha uma boa noite de sono:
1) Nada de eletrônicos – Desligue o celular. O ideal é eliminar os eletrônicos e tudo o que for estimulante, principalmente se você tiver TV dentro do quarto. Um bom livro é ótimo para que o sono venha, especialmente acompanhado de um delicioso chá.
2) Cores adequadas para o quarto - As paredes devem ser claras, com tons suaves. O azul do céu ou o amarelo do sol clareando o dia remetem a mensagens positivas.
3) Lavanda para acalmar e silêncio absoluto - Aromas frescos e leves, como os de lavanda, de bergamota e de cedro proporcionam um ambiente relaxante. Portanto, deixe umlugarzinho pra eles no quarto. São indutores do sono e podem ser usados separados ou em conjunto. Evite aromas de baunilha, flores ou os muito doces. Quanto aos sons, a dica é silêncio total.
4) Iluminação - Invista no dimmer. Uma luz dimerizável é o ideal. Itens de iluminação que possam ser ajustados ao longo do dia são investimentos que fazem a diferença. A iluminação precisa indicar tranquilidade e desaceleração, com plafons de luz indireta, abajures, arandelas ou pontos de luz.
5) Organização - Quanto menos coisas no quarto, melhor. Bagunça de fios, aparelhos demais incomodam e causam estresse. O minimalismo, aqui, é essencial. Com objetos bem escolhidos – poucos e bons –, você ganha pontos extras em bem-estar. Esconda os fios com fita em espiral.

Você que gosta de um estilo de vida mais leve, ambientes que tenham apenas o essencial para o seu conforto, já pensou em optar pela decoração minimalista para o seu apartamento no Puntarenas Residence ? Este tipo de decoração tem sido cada vez mais procurada, especialmente por garantir ambientes mais claros e arejados.
A decoração minimalista prima por poucas mobílias, dando preferência para a madeira, móveis mais duráveis, de design simples e funcional, com pouca textura e cores mais neutras, como branco, preto e cinza, bem como formas geométricas simples. Os ambientes ficam charmosos, retratados pelo ‘menos é mais’, onde a qualidade tem mais valor que a quantidade.
Para que você possa adotar a decoração minimalista, deixando os excessos de lado e garantindo apenas o essencial para o seu dia a dia, é preciso muita organização. Preparamos algumas dicas para te ajudar:
-
Mantenha no ambiente apenas o que é funcional, que te garanta bem-estar. Se não tem função prática, descarte.
-
Faça uma limpeza total . Mude o mobiliário para o funcional, troque a pintura, elimine os excessos.
-
Escolha um espaço para cada coisa , priorizando a funcionalidade, a fluidez e as medidas adequadas.
-
Use e abuse de produtos que otimizam o espaço , aproveitando ao todo o espaço interno da mobília, já que no minimalismo prevalecem as superfícies sem muitos objetos, com um estilo mais “clean”.
-
Decore com personalidade . Os objetos escolhidos têm de garantir bem-estar e funcionalidade, e brilhar, transmitir relaxamento e tranquilidade.

