BURITIS
Buritis, um dos bairros mais desejados de BH

O Buritis é um dos bairros que mais têm sido valorizados em Belo Horizonte. A região conta com infraestrutura completa, o que garante mais comodidade e agilidade ao dia a dia. São muitos prédios, casas e uma rede de lojas e comércio que atende a todas as necessidades. Sem falar que é um dos poucos bairros da capital que contam com grandes áreas verdes - um lugar residencial tranquilo -, que garantem bem-estar e uma excelente qualidade de vida.
É no Buritis que a Yplan Construção e Incorporação está lançando o Puntarenas Residence, com apartamentos de 1 e 2 quartos, 2 e 3 vagas de garagens cobertas e 13 lojas comerciais com estacionamento. O terreno, de quase 4.500 m², conta com vista permanente para uma área de preservação ambiental de 15 mil m2, sendo 2.260 m² de área verde de proteção do próprio empreendimento. O Puntarenas Residence é privilegiado por estar próximo ao Parque Municipal Aggêo Pio Sobrinho - a segunda maior área verde de BH, com 600 mil m² - e à Serra do Curral, cartão postal da cidade.
História
É por essas e outras vantagens que o Buritis vem atraindo cada vez mais a atenção de quem quer morar bem. Diante disso, vale conhecer um pouco mais sobre essa concorrida região.
Na década de 1930, a área era uma imensa zona rural, que atraiu o químico industrial Aggêo Pio Sobrinho. A partir de 1935, ele começou a adquirir glebas para formar a Fazenda Tebaidas. Ao todo, foram 19 pedaços de terra que somavam, aproximadamente, 5 milhões de metros quadrados.
Por volta da década de 1950, com o crescimento de Belo Horizonte, as terras começaram a ser invadidas por pessoas que roubavam a produção da família. Foi criada, então, a Arcap Imobiliária, para o loteamento da metade do terreno da fazenda, hoje ocupada pelo bairro Palmeiras. Diante do sucesso, foi feito, também, outro loteamento, com a outra metade do terreno. Era o início da história do Buritis.
No começo dos anos 1970, a Escola Americana de BH mudou-se para o bairro e ocupa, desde então, essa porção que pertencia à Fazenda Tebaidas. As terras foram doadas à escola.
A procura pelos lotes do Buritis, no entanto, não foi tão concorrida como a do Palmeiras. Um dos motivos foi a topografia acidentada. Um ponto positivo para que mais pessoas ocupassem a região foi a abertura da avenida Raja Gabaglia, na década de 1960, que encurtou o caminho entre a área central da cidade e a antiga Fazenda Tebaidas.
O perfil do novo bairro seria unifamiliar, portanto, predominantemente de casas. No entanto, em 1992, a PBH mudou a lei de zoneamento, permitindo a construção de prédios. Foi aí que o Buritis virou um imenso canteiro de obras. E foi graças aos moradores que uma importante área verde foi preservada: o Parque Municipal Aggêo Pio Sobrinho, criado em 1996.
Origem do nome
Ao contrário do que muitos pensam, o bairro ganhou esse nome não pelo fato de ter inúmeros pés de buritis na região. De acordo com Aggêo Lúcio, um dos filhos de Aggêo Pio Sobrinho, o lugar foi batizado por Ismaília de Moura Nunes, secretária de Planejamento Urbano da capital, na década de 1970, amiga da família, que era apaixonada por Guimarães Rosa, autor de ‘Grande Sertão: Veredas’, obra cujo cenário era repleto de buritis.
Produzido por MHD Comunicação

Você que gosta de um estilo de vida mais leve, ambientes que tenham apenas o essencial para o seu conforto, já pensou em optar pela decoração minimalista para o seu apartamento no Puntarenas Residence ? Este tipo de decoração tem sido cada vez mais procurada, especialmente por garantir ambientes mais claros e arejados.
A decoração minimalista prima por poucas mobílias, dando preferência para a madeira, móveis mais duráveis, de design simples e funcional, com pouca textura e cores mais neutras, como branco, preto e cinza, bem como formas geométricas simples. Os ambientes ficam charmosos, retratados pelo ‘menos é mais’, onde a qualidade tem mais valor que a quantidade.
Para que você possa adotar a decoração minimalista, deixando os excessos de lado e garantindo apenas o essencial para o seu dia a dia, é preciso muita organização. Preparamos algumas dicas para te ajudar:
-
Mantenha no ambiente apenas o que é funcional, que te garanta bem-estar. Se não tem função prática, descarte.
-
Faça uma limpeza total . Mude o mobiliário para o funcional, troque a pintura, elimine os excessos.
-
Escolha um espaço para cada coisa , priorizando a funcionalidade, a fluidez e as medidas adequadas.
-
Use e abuse de produtos que otimizam o espaço , aproveitando ao todo o espaço interno da mobília, já que no minimalismo prevalecem as superfícies sem muitos objetos, com um estilo mais “clean”.
-
Decore com personalidade . Os objetos escolhidos têm de garantir bem-estar e funcionalidade, e brilhar, transmitir relaxamento e tranquilidade.

