Empreendimento no Buritis mantém preços de lançamento e contraria pesquisa do Sinduscon-MG

Reportagem divulgada, na segunda quinzena de junho, pela Assessoria Econômica do Sinduscon-MG revela que os preços de apartamentos novos nas cidades de Belo Horizonte e Nova Lima aumentaram 4,5% de janeiro a abril de 2019, percentual superior à inflação medida pelo IPCA/IBGE, que foi de 2,09% nesse período. O aumento noss preço é justificado pelas vendas superiores aos lançamentos e à redução da oferta de unidades novas para comercialização. Nos primeiros quatro meses do ano, as cidades de Belo Horizonte e Nova Lima comercializaram 866 unidades, enquanto os lançamentos totalizaram apenas 331 unidades.
Entre os lançamentos que se destacam na capital mineira neste período está o Puntarenas Residence
, empreendimento da Yplan Construção
e Incorporação
, localizado no bairro Buritis. São 60 apartamentos e 13 lojas, de alto padrão, com 1 e 2 quartos, num terreno de quase 4.500 m², sendo aproximadamente 2.260 m² de área verde de proteção do próprio empreendimento, com vista definitiva. Lançado no início de 2019, mesmo com o mercado sinalizando alta dos preços, a Yplan mantém os mesmos valores de lançamento na comercialização dos imóveis, o que tem tornado o empreendimento um sucesso de vendas.
As obras do Puntarenas Residence
também têm contribuído para amenizar o desemprego na capital mineira. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados pelo Ministério da Economia/Secretaria de Trabalho, de janeiro a abril a Construção Civil, em Belo Horizonte, gerou 6.771 novas vagas com carteira assinada, o melhor resultado entre os setores da atividade.
Vendas
Segundo a pesquisa, em abril, foram vendidos 210 apartamentos novos nas cidades de Belo Horizonte e Nova Lima, o segundo melhor resultado observado no primeiro quadrimestre do ano. Em relação a março, quando foram comercializadas 369 unidades, observa-se queda relevante: 43,1%. Entretanto, é necessário destacar que o número de março foi muito expressivo e o maior observado para o mês nos últimos três anos.
A tendência de vendas superiores aos lançamentos ganha mais força na análise dos resultados acumulados em 12 meses (maio/18 - abril/19). Nesse período, o Censo do Mercado Imobiliário demonstra que foram vendidas 3.591 unidades, enquanto os lançamentos totalizaram apenas 2.096, o que fez o estoque disponível para comercialização retrair, passando de 4.714 unidades em abril/18 para 3.225 em abril/19.
Produzido por MHD Comunicação


