Muito verde dentro do apartamento

Plantas de todas as espécies, paredes verdes, ervas e especiarias têm, cada vez mais, ganhado espaços em projetos paisagísticos. Além da beleza, ter plantas dentro do apartamento garante ambientes mais arejados e com mais leveza. Capazes de amenizar o stress, as plantas completam a decoração, dando vida aos ambientes e proporcionando um bonito visual.
No entanto, é importante observar o local em que você quer instalar o verde antes de definir a espécie que vai para dentro do apartamento, pois dependendo do porte ela pode atrapalhar a área de circulação. Para ambientes internos, a opção são as que vivem na sombra e são de fácil manutenção, mas é preciso saber e estudar um pouco sobre o tamanho de cada espécie.
Cada planta, assim como cada indivíduo, possui características próprias. Portanto, antes de escolher a espécie, é necessário saber sobre o comportamento dela nos diversos ambientes. Para ambientes internos, prefira anthurium amazônico, fícus lyrata, asplenius e jiboia, que ficam lindas pendentes, bem como outros tipos de anthurium, além das suculentas, que pedem apenas uma rega por semana.
Ervas - Para quem não dispensa a alimentação saudável, é possível ter no apartamento pequenas hortas cultivadas em jardins ou varandas. As ervas também são bem-vindas, existindo diversas opções para o seu cultivo, desde jardineiras até no reúso de latas de utensílios, que podem ficar na cozinha para facilitar o preparo das refeições e dar frescor ao ambiente.
Banheiros – Esses ambientes também podem e devem ser decorados com plantas, mas alguns cuidados são necessários. É preciso escolher espécies que gostam de umidade e vivem com pouca luz, mas é importante que elas sejam regadas e adubadas conforme as suas necessidades. Um cuidado importante no cultivo de plantas para banheiro é conservar as janelas abertas para que haja uma boa circulação de ar dentro do ambiente. As plantas para banheiro mais indicadas são mini lírio-da-paz, espada-de-são-jorge, violetas, kalanchoe, pacova, zamioculcas e dinheiro em penca. Essas espécies podem ser cultivadas em pequenos vasos de metal ou cerâmico sobre a bancada da pia, banquinhos ou diretamente no piso.
Para banheiros maiores, é possível caprichar no verde e agrupar vasos de plantas sem atrapalhar a circulação do ambiente. Os vasos podem ser distribuídos pelo chão, sobre a bancada, na janela ou em nichos na parede.
Paredes verdes - Outra sugestão para os ambientes são as paredes verdes, que podem ser adaptadas em locais internos e externos, e serem criadas de acordo com o espaço. No entanto, a regra continua a mesma: é preciso observar as características de cada espécie e ver se elas se adaptam ao local. Os jardins verticais refrescam o ambiente e oferecem conforto acústico, quando usados de forma adequada. Outro ponto positivo é que as paredes verdes podem ser usadas para cultivar alimentos, como frutas pequenas, vegetais e ervas.
Em ambientes internos, as plantas melhoram a qualidade do ar e atuam como uma barreira natural de isolamento acústico. E tem mais: estudo realizado pela Universidade de Washington comprovaram que as plantas reduzem o stress.
Puntarenas Residence - Para quem gosta de verde dentro do apartamento, mas quer ter também uma natureza exuberante em seu entorno, em Belo Horizonte há uma oportunidade única no bairro Buritis. A Yplan Construção e Incorporação oferece o Puntarenas Residence (puntarenas.com.br), que conta com vista permanente para uma área de preservação ambiental de 15 mil m2, sendo 2.260 m² de área verde de proteção do próprio empreendimento. Privilegiado, está próximo ao Parque Municipal Aggêo Pio Sobrinho - a segunda maior área verde de BH, com 600 mil m² - e à Serra do Curral, cartão postal da cidade.
O Puntarenas Residence oferece apartamentos de 1 e 2 quartos, 2 e 3 vagas de garagens cobertas, e conta ainda com 13 lojas comerciais com estacionamento.
Produzido por MHD Comunicação


