NÃO ESPERE A ALTA DOS PREÇOS.
O momento para comprar um imóvel é agora!
Crédito da imagem: iStock.com/Getty Images

Os preços dos imóveis no Brasil tiveram queda, nos últimos quatro anos, de cerca de 20% em termos reais, ou seja, já descontando os índices de inflação. O dado é da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). No entanto, a expectativa é de crescimento da economia em 2019, o que poderá aquecer o mercado e forçar a alta dos preços. Portanto, se você está indeciso, a hora de trocar o aluguel pela casa própria é agora, fazendo um bom investimento.
Segundo o economista da Fipe, Bruno Oliva, “este ano, os preços vão andar de lado, ou seja, dificilmente subirão mais que a inflação na maioria das cidades.”
O bom momento para a compra da casa própria ou de fazer investimento em um segundo imóvel é explicado pelo último Radar da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) desenvolvido em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), indicador considerado um termômetro do setor imobiliário no Brasil.
O estudo revela que o segundo semestre de 2018 foi marcado pela melhoria do cenário, já que as condições do mercado atingiram o melhor resultado dos últimos três anos. Essa evolução ocorreu em função de melhoras na oferta de crédito imobiliário e no ambiente setorial. No cenário atual, a demanda por imóveis esboçou uma reação positiva. Além disso, a busca por novos empreendimentos diminuiu, já que, em função da crise, as incorporadoras passaram a construir menos.
Imóvel no Buritis
O cenário indica que, em 2019, o preço do metro quadrado vai subir e se recuperar ao longo dos próximos anos. Por isso, esse é o momento para conseguir uma negociação mais favorável e fazer um bom negócio.
Uma boa oportunidade de investimento, principalmente para quem privilegia a natureza, está em Belo Horizonte, no bairro Buritis. A Yplan Construção e Incorporação está lançando o Puntarenas Residence (puntarenas.com.br), que conta com vista permanente para uma área de preservação ambiental de 15 mil m2, sendo 2.260 m² de área verde de proteção do próprio empreendimento. Privilegiado, está próximo ao Parque Municipal Aggêo Pio Sobrinho - a segunda maior área verde de BH, com 600 mil m² - e à Serra do Curral, cartão postal da cidade.
O Puntarenas Residence oferece apartamentos de 1 e 2 quartos, 2 e 3 vagas de garagens cobertas. O empreendimento conta ainda com 13 lojas comerciais com estacionamento.
Ciclos de mercado
Segundo especialistas, desde 1980 acontecem os ciclos imobiliários no cenário brasileiro, tendo, cada um, duração de aproximadamente quatro anos. Cada ciclo passa por quatro fases: recuperação, expansão, excesso de ofertas e recessão. A dinâmica de oferta e demanda dos imóveis é o principal fator que movimenta esse cenário.
Produzido por MHD Comunicação


