Segurança, saúde e prevenção são foco no Dia do Trabalhador

Neste ano, o dia 1º de maio tem outro significado na vida das empresas e do trabalhador. Por causa da pandemia, o foco é segurança, saúde e prevenção. Diante disso, a Yplan Construção redobrou a atenção e os cuidados com os operários no canteiro de obras. A construção civil foi considerada atividade essencial neste período e, por isso, as obras do Puntarenas Residence, no bairro Buritis, em Belo Horizonte, continuam. A Covid-19 mudou a rotina de trabalho, e os operários estão cada vez mais empenhados em tomar todos os cuidados necessários para ajudar a conter os avanços da Covid-19. A Yplan tem se mobilizado em ações de prevenção, bem como dado as orientações necessárias a todos conter o novo coronavírus.
Recentemente, uma importante iniciativa foi tomada pela Yplan. A construtora levou ao canteiro de obras do Puntarenas Residence o médico Manoel Villarroel, neurofisiologista clínico, para falar aos operários sobre o novo coronavírus, esclarecer as dúvidas e reforçar as medidas de prevenção. Divididos em turmas, e por cerca de 50 minutos, os trabalhadores ouviram atentamente o médico. Entre o reforço das medidas básicas de prevenção como lavar as mãos e manuseio da máscara de proteção, atitudes durante o almoço, na saída do trabalho e o convívio com a família, eles aprenderam, também, a tomar os cuidados na hora de tirar a roupa de trabalho, bem como lavá-la adequadamente.
Desde o início da pandemia, a Yplan já havia tomado medidas importantes para evitar a propagação do novo coronavírus, entre elas, práticas de higiene como muita água e sabão; muitos tanques instalados em várias locais; máscaras faciais nas atividades especificas; distanciamento entre os trabalhadores; mudança nos turnos e horários de refeição para evitar aglomerações; medição da temperatura dos trabalhadores ao chegarem ao canteiro de obra; orientações e comunicados educativos.
“As orientações são importantes, e repetidas diariamente, porque estamos preocupados com nosso trabalhador não somente no canteiro de obra, mas fora de lá, quando ele usa o transporte público para chegar em casa e reencontrar a família. Por isso, é tão importante não deixar dúvidas sobre os cuidados que ele deve ter na obra e fora dela”, explicou Nelson Baeta, diretor da Yplan.

