A adega perfeita e o vinho certo para curtir em casa

Nestes tempos de isolamento, em que temos saído pouco de casa, um dos prazeres é abrir a garrafa de um bom vinho e degustar com tranquilidade, seja no jantar, assistindo a um filme ou para brindar online com os amigos. Portanto, se você não incluiu uma adega em seu projeto de decoração, ainda há tempo. Existem algumas que ficam perfeitas em seu apartamento “tipo Studio”, do Puntarenas Residence.
Antes de passar algumas sugestões para a escolha dos vinhos que você deve ter em sua adega, vamos pensar, primeiramente, no local em que ela será abrigada. Uma boa dica é aproveitar os cantinhos livres para criar nichos planejados que receberão as garrafas de vinhos e espumantes. Uma parede vazia pode ganhar uma função a mais e se tornar o espaço perfeito.
Tipos de adega
Acompanhando a tendência de seu projeto, e de seu estilo, você pode optar por uma adega simples, feita com estantes metálicas, painéis de madeira ou até mesmo num móvel antigo, se sua decoração tender para o retrô. Ou, então, buscar aquelas mais requintadas. Importante: é preciso estar muito atento às condições de temperatura e incidência de luz no local, que podem influenciar no sabor das bebidas.
O que você encontrará no mercado:
- Adega passiva - Não possui nenhuma tecnologia para resfriar o ambiente e manter as bebidas protegidas. Deve ser construída em local livre dos raios solares e com boa temperatura.
- Adega climatizada – Aqui você terá duas opções: termoelétrica - Se quer contar com a eletricidade para manter uma adega, essa é a solução para preservar o vinho com umidade e temperatura adequadas; e com compressor - Modelo mais moderno, que não faz apenas a troca de ar. O sistema trabalha para resfriar o interior. No entanto, por ter compressor, pode ser um pouco barulhenta.
Os vinhos
Para uma adega mais compacta, você precisará escolher os rótulos certos. Claro que tem de predominar as suas preferências. Para não errar, selecionamos um bom mix que vai te ajudar na escolha de pelo menos 10 garrafas:
- Espumante;
- Vinho rosé;
- Vinho branco mais leve (Sauvignon Blanc);
- Vinho branco mais encorpado (Chardonnay – proveniente dos EUA ou do Chile, são os mais saborosos e indicados);
- Vinho tinto leve (Pinnot Noir – Borgonha, Chile ou da Nova Zelândia);
- Vinho tinto de guarda (Brunello Di Montalcino, Bordeaux, Cabernet Sauvignon - das regiões de Napa Valley, Chile, África do Sul ou Argentina);
- Vinho tinto de médio corpo (Priorato – da Espanha, Vinhos do D’ouro – de Portugal, e/ou Valpolicella – da Itália);
- Vinho tinto encorpado (Shiraz – da Austrália, Malbec – da Argentina).
Puntarenas Residence
O projeto da Yplan Construção e Incorporação, localizado no Buritis, a apenas 15 minutos do centro de BH, reúne os maiores apartamentos de um quarto da região. Os “tipo Studio” estão disponíveis em 55,71 m2, tendo plantas flexíveis e inúmeras possibilidades de projetos de decoração, que permitem a personalização do ambiente. O melhor de ser um imóvel versátil é que pode ser também adaptado para 2 quartos ou ter um home office, caso haja necessidade.
Produzido por MHD Comunicação

Você que gosta de um estilo de vida mais leve, ambientes que tenham apenas o essencial para o seu conforto, já pensou em optar pela decoração minimalista para o seu apartamento no Puntarenas Residence ? Este tipo de decoração tem sido cada vez mais procurada, especialmente por garantir ambientes mais claros e arejados.
A decoração minimalista prima por poucas mobílias, dando preferência para a madeira, móveis mais duráveis, de design simples e funcional, com pouca textura e cores mais neutras, como branco, preto e cinza, bem como formas geométricas simples. Os ambientes ficam charmosos, retratados pelo ‘menos é mais’, onde a qualidade tem mais valor que a quantidade.
Para que você possa adotar a decoração minimalista, deixando os excessos de lado e garantindo apenas o essencial para o seu dia a dia, é preciso muita organização. Preparamos algumas dicas para te ajudar:
-
Mantenha no ambiente apenas o que é funcional, que te garanta bem-estar. Se não tem função prática, descarte.
-
Faça uma limpeza total . Mude o mobiliário para o funcional, troque a pintura, elimine os excessos.
-
Escolha um espaço para cada coisa , priorizando a funcionalidade, a fluidez e as medidas adequadas.
-
Use e abuse de produtos que otimizam o espaço , aproveitando ao todo o espaço interno da mobília, já que no minimalismo prevalecem as superfícies sem muitos objetos, com um estilo mais “clean”.
-
Decore com personalidade . Os objetos escolhidos têm de garantir bem-estar e funcionalidade, e brilhar, transmitir relaxamento e tranquilidade.

