Quadrada ou redonda, a mesa é sempre o centro das atenções

Quando se entra num ambiente pela primeira vez, toda a atenção se vai para ela. A mesa é o ponto alto do apartamento, pois é onde você, família e os amigos se reúnem nos momentos mais importantes. Mas sempre fica uma dúvida: para o meu espaço, o melhor formato seria a mesa quadrada ou redonda?
De uma coisa a gente tem certeza. Por ser o centro das atenções, uma mesa tem de ser bonita, extremamente confortável e combinar com o seu estilo. Além de definir o formato, você tem de escolher a cor, material, tamanho e estampa que vão harmonizar com o seu ambiente.
Mas se ela vai ser quadrada ou redonda, isso depende. Primeiramente, tem de constar o seu gosto, por redonda ou quadrada. Mas vale a pena analisar os diferenciais de cada uma para que a escolha seja perfeita.
Mesa redonda
- Se você quer criar fluidez e melhorar a circulação, escolha uma mesa redonda. Ela é ideal para melhorar a conversação entre as pessoas. Esse formato de mesa não ocupa tanto espaço como as quadradas ou retangulares, e podem caber mais pessoas, permitindo boa circulação no ambiente. Se a casa possui crianças e idosos, a mesa redonda é perfeita, pois não há o perigo das quinas. A circulação mínima que deve haver em torno da mesa é de 0,90m de largura, e se houver algum outro móvel, deixar com 1,20m.
Mesa quadrada
- Para ampliar o ambiente e ganhar mais espaço, a mesa quadrada é ideal para ser colocada em alguns dos cantos do apartamento. A mesa quadrada é perfeita se você quiser colocar bancos com pufes de um lado e cadeiras do outro. Uma outra ideia de decoração com a mesa quadrada é encostá-la numa parede espelhada, que garante melhor espaço e amplitude.
Mesa retangular
- Se o seu ambiente é bem amplo, a mesa retangular é perfeita, especialmente se o espaço for grande, mas estreito. Mas cuidado ao escolher a mesa retangular de tampo muito estreito, pois é imperdoável que duas pessoas sentadas, uma de frente para a outra, batam os joelhos. Se a ideia é que caiba o maior número de pessoas em volta da mesa retangular, o melhor é optar por bancos em vez de cadeiras, pois o espaço mínimo que cada pessoa sentada ocupa é de 0,60m. Uma opção para quem quer reunir muitas pessoas mas o espaço não é tão grande, são as mesas extensíveis, que podem ser abertas apenas para os momentos especiais.

Você que gosta de um estilo de vida mais leve, ambientes que tenham apenas o essencial para o seu conforto, já pensou em optar pela decoração minimalista para o seu apartamento no Puntarenas Residence ? Este tipo de decoração tem sido cada vez mais procurada, especialmente por garantir ambientes mais claros e arejados.
A decoração minimalista prima por poucas mobílias, dando preferência para a madeira, móveis mais duráveis, de design simples e funcional, com pouca textura e cores mais neutras, como branco, preto e cinza, bem como formas geométricas simples. Os ambientes ficam charmosos, retratados pelo ‘menos é mais’, onde a qualidade tem mais valor que a quantidade.
Para que você possa adotar a decoração minimalista, deixando os excessos de lado e garantindo apenas o essencial para o seu dia a dia, é preciso muita organização. Preparamos algumas dicas para te ajudar:
-
Mantenha no ambiente apenas o que é funcional, que te garanta bem-estar. Se não tem função prática, descarte.
-
Faça uma limpeza total . Mude o mobiliário para o funcional, troque a pintura, elimine os excessos.
-
Escolha um espaço para cada coisa , priorizando a funcionalidade, a fluidez e as medidas adequadas.
-
Use e abuse de produtos que otimizam o espaço , aproveitando ao todo o espaço interno da mobília, já que no minimalismo prevalecem as superfícies sem muitos objetos, com um estilo mais “clean”.
-
Decore com personalidade . Os objetos escolhidos têm de garantir bem-estar e funcionalidade, e brilhar, transmitir relaxamento e tranquilidade.

